quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como economizar na compra de material escolar

Aprenda a economizar na compra de material escolar
A compra de material escolar é uma das famosas despesas de início de ano, que vem geralmente em um momento complicado, afinal de contas, estamos pagando os presentes e demais gastos das festas de fim-de-ano.

Aproveitando esse cenário, as lojas disputam os clientes oferecendo várias opções de parcelamento, além de desconto para pagamentos à vista, e os Bancos e financeiras divulgam modalidades de crédito pessoal voltadas a essa necessidade.

Mas como realmente economizar na compra de material escolar, mesmo recorrendo a empréstimos parcelamentos no cartão de crédito?

Vou dar algumas dicas simples:

Reaproveite o que for possível do ano anterior

Verifique se você já possui alguns itens da lista, e que, caso estejam em bom estado, possam ser aproveitados. Por exemplo: Réguas, lápis, borrachas, estojos, apontadores, lancheiras, cadernos, entre outros.
É claro que se você estiver comprando material para seus filhos, você terá que negociar :) Pode ser a grande oportunidade de ensiná-los a necessidade de exercer um maior controle sobre o orçamento e o consumo consciente.


Compare preços nas lojas e pela internet

Agora que você já sabe o que precisa realmente comprar, pesquise preços em diferentes lojas, tanto presencialmente, quanto as que atendem via internet. A diferença de preços de uma loja para outra é impressionante! Uma tática muito conhecida é colocar um produto muito visado em promoção e aumentar o preço dos outros itens, portanto faça uma planilha dos itens que estão mais baratos na loja A, loja B, e assim por diante e compre os itens dessa forma.

Caso queira ter poder de barganha para negociar preço, reúna-se com outros pais de alunos da mesma escola e negocie com o gerente da loja a compra dos itens em maior quantidade.


Quando for comprar o material, não leve seu filho

Evite levar as crianças para comprar material escolarCalma! Não estou dizendo que você não pode levar seu filho para essa momento "marcante" da relação entre entre pais e filhos, mas limite-se a levar a criança quando for comprar os itens que destaquem su personalidade, suas preferências, como: mochilas, estojos e cadernos. Nos outros itens, como papel ofício, por exemplo, você pode comprar sozinho, pois a criança se deixa levar até mesmo pela embalagem mais "bonitinha", ou pelo fato do rolo de papel celofane trazer de brinde aquela foto do Justin Bieber :). Tá certo, exagerei um pouco, mas deu pra perceber a vantagem em separar os momentos de compra do material, com e sem as crianças, não é mesmo?


Negocie os livros do ano anterior

Você pode se desfazer dos livros usados no anterior (caso estejam em bom estado, é claro) vendendo barato a outros pais de alunos, e tentar adquirir os que serão usados este ano da mesma forma. Algumas escolas chegam a ajudar os pais nessa questão, organizando até mesmo a troca de materias entre pais de alunos.

Seguindo essas dicas simples você irá poupar um bom dinheiro, além de dar uma "aula" de economia doméstica para seu filho. E se ele ficar chateado por você não ter levado ele para comprar todo o material, aproveite a economia e gaste uma parte para fazer um passeio com ele ou comprar um presentinho, garanto que ainda irá sobra um dinheirinho para depositar na poupança :)

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Muito importante este post!
    Nos mostra várias dicas de como economizar neste momento que é realmente de muitos gastos. Irei guardar essas dicas para aplicar no futuro quando tiver meus filhos.

    Parabéns! :)

    ResponderExcluir